
Categoria: Notícias
Data: 24/04/2025
Missão no Uruguai: esperança e fé além das fronteiras
José Maurício Castelhano
O maior conflito armado da América do Sul foi a Guerra do Paraguai, ocorrida entre 1864 e 1870, envolvendo o Paraguai e a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai. A morte e a dor marcaram esse conflito, mas hoje, o evangelho de Jesus nos oferece a oportunidade de levar a esses países uma mensagem de vida e esperança.
Esse é o objetivo da Comissão de Evangelismo e Missões da Igreja Presbiteriana Betel (CEM), localizada em Guarapuava, PR. Deus nos abençoou com a realização de mais uma viagem missionária, desta vez ao Uruguai. Ali conhecemos e cooperamos com o trabalho desenvolvido em Montevidéu pelo Rev. Maurício Rolim (APMT) e com o início do trabalho em Las Piedras, liderado pelo Rev. Marcos Vieira (APMT).
Dia 9 de janeiro, partimos em quatro carros, com um grupo de vinte pessoas. Permanecemos no Uruguai até o dia 20 de janeiro. Em Las Piedras, organizamos um concorrido torneio de futebol e, no momento da premiação, tivemos a bênção de compartilhar a mensagem de Jesus. Contribuímos também com a limpeza, pintura e organização do local onde funcionará a Igreja Presbiteriana de Las Piedras. Como expressão de nosso compromisso, ofertamos uma caixa de som com microfone, um notebook e um projetor de imagens para a igreja.
Durante nossa estadia, distribuímos panfletos e convites aos vizinhos para o primeiro culto e evangelizamos em praças centrais e no shopping local. Enquanto um grupo entregava panfletos e interagia com as pessoas, outro grupo entoava louvores ao Senhor.
Em Montevidéu, participamos das programações da igreja, vivendo momentos abençoados de comunhão com os irmãos. Auxiliamos na reforma da casa de uma irmã viúva e abençoamos sua família com uma cesta básica. Tivemos ainda a graça de entregar uma oferta aos pastores e uma contribuição à igreja de Montevidéu, como expressão de nossa gratidão pela hospedagem nas dependências da Igreja.
Agradecemos aos pastores e suas esposas, Rev. Maurício e Sandra, Rev. Marcos e Cristina, bem como aos irmãos da igreja uruguaia por todo o apoio e hospitalidade. Nosso grupo retornou transbordando de gratidão e alegria, louvando a Deus pela oportunidade de conhecer um pouco mais do país vizinho e de cooperar com o trabalho realizado pela IPB/APMT no Uruguai.
Nosso esforço e trabalho têm como objetivo glorificar a Deus, servir a igreja e abençoar pessoas. Em 2024, estivemos na Argentina; em 2025, no Uruguai; e, se Deus permitir, em 2026 iremos ao Paraguai. Quem sabe um dia o Senhor nos conceda a alegria de promover um grande encontro em que brasileiros, uruguaios, argentinos e paraguaios juntos “alaben a Dios y celebren la vida”, escrevendo uma nova e bonita história de paz, amor e comunhão.
Que Deus abençoe sua igreja!
O Rev. José Maurício Castelhano é pastor na IP Betel, em Guarapuava, PR